Tipos de custos: saiba quais são e como identificá-los em sua empresa

Descubra Quais Sao Os 4 Tipos De Custos E Como Identifica Los Em Sua Empresa Blog - N3 CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

5/5 - (1 vote)

Conheça os 4 tipos de custos e entenda como reduzi-los em sua empresa

Ao entender os diferentes tipos de custos em sua empresa, você poderá reduzir esses gastos sem prejudicar sua empresa. Saiba quais eles agora mesmo!

As empresas operam em um mundo de custos. Por isso, compreendê-los e saber identificá-los em sua empresa são um importante passo para que possam ser aplicados o corte e a redução desses gastos a fim de que o seu negócio consiga ser mais econômico e lucrativo.

Pensando nisso, nós, da N3 Contabilidade, preparamos o artigo de hoje com tudo o que você precisa saber sobre os 4 tipos de custos existentes, como identificá-los em sua empresa e como você pode realizar boas práticas para a sua redução.

Confira!

O que são custos?

Antes de partirmos para os tipos de custos, é importante esclarecermos esse conceito. Afinal, muitos empreendedores ainda confundem o conceito de custos com o de despesas.

Entretanto, por mais que se refiram a gastos em sua empresa, tratam-se de conceitos diferentes.

Enquanto as despesas estão relacionadas aos gastos com a manutenção/funcionamento da empresa, os custos estão relacionados aos gastos para que os serviços sejam realizados e para que as mercadorias sejam produzidas e/ou vendidas.

Podemos utilizar como exemplo de custos:

  • Insumos para a produção de suas mercadorias ou para a realização de seus serviços;
  • Gastos com embalagens;
  • Salário dos funcionários que trabalham diretamente com a produção de sua empresa, seja ela a prestação de serviços ou a venda/fabricação de produtos;
  • Compra e manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Viagens realizadas para uma prestação de serviços ou venda de mercadoria etc.

Dessa maneira, quando nos referimos aos custos no mundo contábil e empresarial, estamos nos referindo aos gastos que uma empresa possui que estão relacionados com o serviço que é prestado ou com o produto que é produzido e vendido.

Sendo assim, ao reduzir ou cortar um custo, você estará interferindo no produto ou serviço que é oferecido por sua empresa. Portanto, a redução de custos precisa ser realizada de forma estratégica para que não afete a qualidade de sua produção.

Com o conceito de custos esclarecidos, podemos apresentar os seus tipos. Veja a seguir!

Quais são os 4 tipos de custos e como identificá-los?

Existem 4 tipos de custos que devem ser identificados em sua empresa, são eles:

  • Fixos: referem-se aos custos que se mantêm os mesmos, independente da quantidade de produtos vendidos ou de serviços prestados; mas isso não quer dizer que os valores permanecem os mesmos, o fixo se refere a sua presença, ou seja, esses gastos sempre estarão lá, independentemente da demanda da empresa.

Um bom exemplo é o salário dos funcionários que trabalham diretamente com a produção/venda das mercadorias e a prestação de serviços.

  • Variáveis: estes tipos de custos aumentam de acordo com a quantidade do produto que você produz. Se você produzir 100 unidades de um produto, os custos serão maiores do que se você produzir 10 unidades.

A razão é que as empresas que produzem mais utilizam mais matéria-prima, enquanto as que produzem menos utilizam menos. Assim, os custos destes produtos são mais altos, já que as matérias-primas são maiores, e a produção é maior.

  • Diretos: estes tipos de custos estão relacionados à atividade que sua empresa opera, ou seja, aos produtos e aos serviços vendidos pela empresa, o que impacta o valor final da operação.
  • Indiretos: são os gastos que não estão, necessariamente, ligados à atividade-fim da empresa, mas são fundamentais para que ela funcione, logo também podem ser incluídos no preço final dos produtos ou serviços vendidos.

 

Qual é a importância de identificar os custos de sua empresa?

Conhecer os tipos de custos e saber identificá-los em sua empresa são demandas fundamentais para que você mantenha uma gestão efetiva, econômica e lucrativa. Isso porque será possível realizar uma melhor administração de seus custos, reduzindo e/ou cortando os gastos de maneira estratégica sem prejudicar o bom funcionamento de sua empresa.

 Além disso, esse conhecimento permite que você realize uma precificação de produtos e serviços mais efetiva, considerando todos os custos de sua empresa na hora de definir o preço final do produto ou serviço.

Para saber mais sobre a precificação, acesse o material abaixo:

 Você também poderá ter uma melhor organização do seu fluxo de caixa e mais assertividade na elaboração dos seus relatórios financeiros.

 Sendo assim, conhecer os tipos de custo é uma ótima estratégia para ter uma gestão de sucesso.

Como reduzir custos em sua empresa?

Agora que você já conhece os tipos de custos e a importância de identificá-los em sua empresa, é hora de entender como reduzir esses custos sem prejudicar o bom funcionamento de suas operações.

Para tanto, o primeiro passo é identificar e organizar todos os custos de sua empresa

Faça o levantamento de todos os custos, separando-os por tipos e por categorias, como custos com funcionários, custos com compra e manutenção de equipamentos, etc. 

Esse levantamento irá permitir que você tenha um melhor entendimento das reais necessidades de sua empresa, além de permitir que você identifique os custos desnecessários e que podem ser cortados.

Além disso, é interessante investir na possibilidade de terceirizar alguns setores de sua empresa.

Por fim, a última dica, porém mais importante, é que você conte com o suporte de uma empresa de contabilidade.

Isso porque tais profissionais poderão traçar estratégias assertivas para realizar um efetivo gerenciamento de custos em sua empresa, além de auxiliar nas demais rotinas contábeis do seu empreendimento.

Veja alguns dos nossos serviços contábeis clicando no link abaixo:

Nós, da N3 Contabilidade, podemos ajudar você!

Um suporte especializado deve atuar como um verdadeiro aliado de sua empresa, prestando os serviços de que você precisa para manter seu negócio organizado, saudável e lucrativo.

Nesse sentido, saiba que nós, da N3 Contabilidade, somos a opção ideal para atuar ao seu lado.

Somos uma empresa contábil comprometida com o resultado que dispõe de profissionais altamente qualificados, experientes e que estão à sua disposição para ajudá-lo.

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE IDEAL PARA A SUA EMPRESA!

Summary
Tipos de custos: saiba quais são e como identificá-los em sua empresa
Article Name
Tipos de custos: saiba quais são e como identificá-los em sua empresa
Description
Conheça os 4 tipos de custos e entenda como reduzi-los em sua empresa. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações.
Author
Publisher Name
N3 Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Confira como funciona o processo para resolver os problemas do…
Cresta Posts Box by CP