Índice
Como fazer a gestão financeira eficiente na sua empresa?
Fazer a gestão financeira é fundamental para a tranquilidade nas finanças da sua empresa
Se você é prestador de serviços com certeza precisa lidar com inúmeras demandas e obrigações no seu dia a dia, o que é normal, já que normalmente prestadores de serviços acabam cuidando de tudo sozinhos, além de claro, entregarem seus serviços ou produtos aos clientes conforme o combinado.
Entretanto, mesmo que o prestador de serviços se desdobre diariamente para cuidar de clientes, fornecedores e todo tipo de exigências que possam surgir no trabalho diário, nem sempre tudo acaba saindo como o esperado e problemas começam a aparecer.
É nesse momento em que os problemas financeiros surgem e aparece a necessidade de iniciar uma gestão financeira que realmente funcione, já que de nada adianta cuidar de todos os clientes e obrigações se os seus ganhos se perdem no meio da burocracia, tributação e até mesmo desperdícios que acontecem sem que você perceba porque não tem tempo para cuidar da sua rotina financeira.
Não é à toa que seja cada vez normal encontrar prestadores de serviços lutam diariamente com sua gestão financeira, pois têm que trabalhar muito para atender a todas as exigências e acabam negligenciando algumas necessidades.
Isso, portanto, afeta severamente a qualidade de vida do próprio profissional, pois sempre terá dificuldade em arcar com os custos necessários e poderá até ter complicações no pagamento de seus fornecedores.
Se você não quer ter esses problemas, confira todas as soluções e dicas que vamos apresentar no artigo abaixo.
O que é gestão financeira para prestadores de serviços?
Você com certeza sabe muito bem qual é a verdadeira importância da gestão financeira na sua rotina, até porque ela será a responsável pela sua lucratividade e principalmente evolução profissional, por o dinheiro ser fundamental nesses momentos.
E para que você não trabalhe apenas apagando incêndios, precisa saber que a gestão financeira precisa ser o seu mapa na hora de guiar as suas ações financeiras, a partir do momento em que você começar a organizar a sua gestão financeira será possível cuidar estrategicamente de todos os outros fatores que envolvem o seu trabalho.
Isso ocorre porque a própria gestão é um conjunto de ações que visa organizar e mostrar as melhores práticas e métodos para gerir as finanças de forma rentável.
Ou seja, o primeiro passo para acabar com o problema de faltar mercadoria ou da falta de capacidade para atender novos clientes é ter uma boa gestão financeira e, se possível, poder contar com a ajuda de um especialista para auxiliar na hora de gerir as finanças com responsabilidade.
Isso significa que, para que a gestão financeira funcione de verdade, é importante entender muito bem tudo o que acontece com as finanças da sua empresa, claro que você é a melhor pessoa para isso, mas o seu tempo disponível nem sempre será o ideal; por isso, é necessário que você tenha as métricas e que o seu suporte especializado esteja preparado para analisar tudo, desde finanças do dia a dia, faturas, custos fixos e todo tipo de valores que podem afetar a gestão da sua empresa.
Portanto, quando se trata de gestão financeira, a primeira coisa em que você precisa se concentrar é o gerenciamento de caixa do dia a dia.
Então, tenha em mente que a gestão financeira precisa englobar no geral o dia a dia do caixa da sua empresa, desde as entradas e saídas de caixa relacionadas a vendas, benefícios, pagamentos a fornecedores, salários, impostos, despesas.
O que evitar na hora de fazer uma gestão financeira?
Mais importante do que saber como fazer uma boa gestão financeira é ter em mente com clareza tudo o que não pode ser feito de jeito nenhum dentro do seu financeiro, então anote e nunca se esqueça de evitar as seguintes situações:
- Misturar finanças pessoais e empresariais;
- Deixar de calcular o capital de giro da sua empresa;
- Fazer uma precificação incorreta;
- Não ter conhecimento de quais são os custos da sua empresa;
- Não realizar uma previsão de demanda.
Se você acaba cometendo um ou mais erros que citamos anteriormente, as suas finanças correrão grandes riscos e você pode enfrentar sérias dificuldades para mantê-lo em ordem.
Como a gestão financeira pode ajudar você que é prestador de serviços?
Sabendo o que não pode ser feito, agora é a hora de entender o que você precisa implantar na sua rotina para que a gestão financeira da sua empresa seja a melhor possível.
- Faça a análise completa de todos os seus processos;
- Busque reduzir ao máximo as despesas bancárias;
- Realize uma gestão de estoque efetiva;
- Use tecnologia e softwares que auxiliem na hora de cuidar das finanças;
- Tenha um teto de gastos mensais;
- Analise todos os custos que a sua empresa possui.
Realizando essas ações, você conseguirá realizar uma boa gestão financeira no seu dia a dia.
Como a N3 Contabilidade pode ajudar a sua empresa a cuidar das finanças?
Especialista em prestadores de serviços, a N3 Contabilidade pode te ajudar a gerenciar melhor suas obrigações contábeis, fiscais e financeiras com facilidade.
Clique aqui e confira como os especialistas da N3 Contabilidade podem ajudar o seu supermercado